É um procedimento indicado para pacientes com doença nas veias tronculares, isto é, doença das veias safenas, seja a safena magna e/ou a parva. Sim, nós temos duas safenas em cada perna! O Endolaser também pode ser utilizado no tratamento de safenas acessórias doentes, em casos de variações anatômicas, diagnosticadas no estudo de Doppler.
Tratamento
O tratamento acontece por meio da inserção de uma fibra óptica dentro da veia a ser tratada, através de punção direta dessa veia sob anestesia e sob visão pelo Doppler. Todo procedimento é guiado pelo doppler desde as punções até o fechamento completo das veias doentes. O mecanismo de tratamento dessa intervenção se dá pela termoablação da veia, ou seja, o laser esquenta a veia por dentro, destruindo sua parede interna e fazendo com que ela se feche completamente. O corpo absorve essa veia tratada no decorrer de um ano aproximadamente.
Endolaser é uma intervenção vascular moderna, tecnológica, sem cortes, efetiva, precisa, duradoura e de melhor recuperação que a cirurgia tradicional no tratamento dessas veias extensas. O Endolaser é considerado o padrão ouro no tratamento de safenas, comprovado por estudos robustos há mais de 10 anos, nos guidelines atualizados: brasileiro, europeu e americano.
Benefícios
Por ser guiado por ecodoppler, sob visão direta, durante todo o procedimento. O que permite tratar toda a extensão da veia doente. Diferente da cirurgia tradicional, que se dá as cegas durante a maior parte do trajeto da safena, podendo deixar pedaços residuais dessa veia e que podem manter o quadro venoso de desconforto do paciente.
Quanto menor a invasão, menos cortes, menor necessidade de anestesias invasivas, menos tempo de realização do procedimento, mais rápida é a recuperação, menos desconforto no pós operatório e maior a percepção de valor pelo paciente. O Endolaser é sem dúvidas um procedimento com nível de invasão mínimo comparado à cirurgia tradicional.
Sua característica minimamente invasiva permite que o procedimento seja realizado no consultório com conforto e segurança. Claro! Um consultório com suporte adequado, segundo a ANVISA, para procedimentos desse porte.
Ou seja, com tudo que sabemos até hoje, o tratamento com Endolaser para safenas deve ser a primeira escolha. Você já sabia dessa técnica? Conhece alguém que teve indicação da cirurgia tradicional para as safenas? Minha sugestão é que encaminhe essa página para essa pessoa. Ela precisa ler sobre isto!